12 de abr de 2021

10:46

4 dicas para profissionais autônomos terem paz no orçamento

“Instável” e “estressante” são palavras que podem normalmente definir a vida de alguém autônomo, seja quem faz freelas para clientes ou quem tem o próprio negócio na rua. Por um lado, é gratificante ver uma ideia sua funcionando na prática, e não ter um chefe pode ser libertador, mas, por outro, você terá sempre um salário incerto.

Mas será possível manter o equilíbrio nas finanças pessoais mesmo sendo autônomo? Chega desse estresse, vamos te mostrar que sim! Leia abaixo algumas dicas:

1. Use como referência os meses anteriores

Quanto você ganhou e gastou no mês passado? Use essa base como o máximo permitido para as despesas mensais de agora. Assim, o que vier a mais será lucro!

2. Mantenha todo o orçamento anotado

Inclua sempre em uma planilha os valores gastos em sua casa: aluguel, carro, alimentação, educação, saúde, etc. Quando se tem esse controle, as compras desnecessárias ficam facilmente de fora.

3. Planeje o que fará com o dinheiro adicional

Se nesse mês você recebeu mais do que o normal, que tal guardar ao menos 10% para um fundo de emergência? Afinal, nunca se sabe o dia de amanhã. Ao mesmo tempo, divida esse acréscimo de acordo com a importância de cada área da sua vida. Por exemplo, você pode usar o dinheiro para horas de lazer com a sua família, e também investir em melhorias para o seu próprio negócio.

4. Fuja do cartão de crédito

Você não sabe quanto ganhará no mês que vem, então por que fazer dívidas futuras? Mantenha em sua vida apenas os gastos essenciais, que cabem no orçamento atual, e priorize pagamentos à vista.

Conta para gente nas nossas redes sociais o que mais você faz para organizar suas finanças, sendo autônomo!

Até a próxima. Muita Paz e Dinheiro para você!

Compartilhar:

Tainara Cristine

Formado em Administração e Economia pela FGV e com um mestrado em Economia em uma das maiores universidades do mundo, na Inglaterra, Palone já trabalhou em grandes bancos de investimento e é especialista em planejamento financeiro.