12 de abr de 2021

10:37

Finanças para solteiros: seja um investidor

Se você está solteiro, saiba que é uma excelente oportunidade para começar a guardar o máximo de dinheiro possível, ainda mais se você mora com os pais e não é necessário nenhuma contribuição para as despesas da casa.

Um erro que muitos jovens cometem é não organizar suas próprias finanças, não vendo, consequentemente, que os pequenos gastos é quem são os verdadeiros ladrões do orçamento.

A maioria dos brasileiros possui a tendência de receber o salário, pagar as contas e gastar ou guardar o que sobra. Mas quando se está solteiro, a propensão é apenas gastar! São muitas as tentações que rondam a vida dos solteiros. Festas, cinemas, bares, restaurantes, encontros, roupas de grife e eletrônicos de última geração são constantes convites para o levar o seu dinheiro para o ralo!

O que fazer? Ficar no time dos solteiros que guardam dinheiro ou no time dos que torram tudo? Posso te dizer que o caminho do meio sempre foi e sempre será o melhor.

Portanto, o aconselhável é você ter planos fixos. Ao receber o seu salário, faça chuva ou faça sol, 30% irá direto para alguma modalidade de investimento. Inclusive, existem investimentos que você consegue programar para que todo mês, em uma determinada data, o valor pré-determinado saía da sua conta automaticamente.

Tem muita gente que, assim que consegue guardar os primeiros R$ 1 mil, já quer investir em ações, fundos imobiliários e bitcoins. Não caia nessa! Antes de começar qualquer diversificação, o ideal é formar uma reserva. Chamamos de “reserva de emergência”. 

Ela é o equivalente de 3 a 6 meses de suas despesas mensais. O investimento é de baixíssimo risco e pode ser resgatado a qualquer momento para você utilizar em caso de algum imprevisto, como a perda de um emprego, por exemplo.

Os outros 70% que sobrarem do seu salário estão livres para você dividir de acordo com as suas necessidades, incluindo lazer, afinal, solteiros não são de ferro!

Lembre-se de que quando se tem objetivos é mais fácil guardar dinheiro, seja para comprar um imóvel futuro, estudar no exterior ou abrir uma empresa. É necessário sonhar e, para que você consiga realizar, reveja seus gastos agora mesmo.

O que você achou da ideia de passar de um solteiro gastador para um solteiro investidor?

Até a próxima. Muita paz e dinheiro para você!

Compartilhar:

Raphael Palone

Formado em Administração e Economia pela FGV e com um mestrado em Economia em uma das maiores universidades do mundo, na Inglaterra, Palone já trabalhou em grandes bancos de investimento e é especialista em planejamento financeiro.