12 de abr de 2021

10:41

A previdência pública pode quebrar?

Aprovada em junho de 2019, a atual Reforma da Previdência permite a aposentadoria integral para mulheres somente com mais de 62 anos de idade e 35 anos de contribuição ao INSS. Aos homens, após os 65 anos de idade e 40 anos de contribuição. O valor da aposentadoria não poderá ser menos que um salário mínimo nem maior que R$ 5.839,45.

A realidade é que muitos brasileiros acreditam que serão amparados pelo governo financeiramente no momento em que se aposentarem. Mas imagine se até lá o sistema previdenciário quebrar? O que você faria?

Não é de hoje que ouvimos falar sobre o rombo que existe na previdência. Para você ter uma ideia, o déficit da previdência pública em 2019, que é quanto o governo arrecadou excluindo o que pagou em benefícios, ficou negativo em R$ 300 bilhões!

Uma outra questão que só agrava o problema previdenciário no Brasil é a tal da inversão da pirâmide etária. Antigamente tínhamos mais crianças e jovens do que pessoas idosas no país, mas isso está mudando. Uma prova disso, e que inclusive você já deve ter percebido, é que há anos era muito mais comum encontrar famílias grandes, com 4 ou 5 filhos. Hoje a maioria dos casais acaba tendo no máximo dois.

O resultado é um país com mais pessoas idosas do que em idade ativa de trabalho, afetando o nosso sistema previdenciário, já que na prática quem está trabalhando contribui com uma parte do seu salário (que é o tal desconto do INSS) para pagar quem está aposentado.

Se no futuro o número de pessoas aposentadas for muito maior do que as que estão na ativa, quem vai fechar essa conta?!

Nossa dica é: não depender da previdência pública é libertador!

Por isso, o mais prudente a fazer é garantir a sua tranquilidade e programar você mesmo a sua, guardando no mínimo 10% da sua renda mensal. Desta forma, você poderá planejar daqui quantos anos e com qual valor mensal você deseja se aposentar.

Quanto antes começar e quanto mais conseguir guardar mensalmente, melhor.

Vamos iniciar esse plano?!

Até a próxima. Muita Paz e Dinheiro para você!

Compartilhar:

Raphael Palone

Formado em Administração e Economia pela FGV e com um mestrado em Economia em uma das maiores universidades do mundo, na Inglaterra, Palone já trabalhou em grandes bancos de investimento e é especialista em planejamento financeiro.